29/04/2009

Dia 29 é dia de Gnocchi

u amo gnocchi (ou nhoque...) e, diz a lenda, que devemos comer esse prato no dia 29 e assim teremos sorte durante os próximos 30 dias seguidos. Superstição ou não, o fato é que gnocchi é uma delícia e, com esse tempinho já querendo esfriar, cai muito bem. Só que eu resolvi fazer o gnocchi de travessa ou gnocchi de forno, ao invés de ficar fazendo "bolinhas". É uma maneira bem prática e que aqui em casa se faz há anos - tipo aquela comida de 'vó', que nem sempre é de apresentação chique, mas com certeza é maravilhosa.

O Gnocchi de travessa geralmente é recheado (mas não precisa ser), e esse recheio pode variar muito conforme os ingredientes de que você dispõe: carne moída, presunto e muçarela, frango desfiado com molho, frango e catupiry,  são algumas opções já testadas e adoradas por nós. Uma vez até recheei com strogonoff... hmmmm.

O desta foto está recheado com carne moída.

A receita da massa é simples, vamos lá:

1kg de batatas 
2 colheres de margarina ou manteiga
2 ovos
2 colheres de farinha de trigo
2 colheres de parmesão ralado
sal a gosto

Cozinhe as batatas em água e sal e passe-as pele espremedor. Acrescente os ovos, a margarina, queijo ralado, o sal e a farinha de trigo. Misture bem, coloque metade da mistura no refratário untado e polvilhado. Coloque a camada de recheio e depois cubra com o restante da massa.
Pode levar ao forno pré-aquecido por cerca de 20/30 minutos.

Caso queira, você também pode colocar molho de tomate e muçarela por cima da massa (como eu fiz nessa foto). Nesse caso cubra o refratário com papel aluminio e leve ao forno. Ao terminar de assar, retire imediatamente o papel alumínio para que este não grude na muçarela (como o meu!!!).

;*


Um comentário:

vania Melo disse...

eu ja tinha visto este prato mais conhecemos ele aqui em casa como inhoque de forno