25/03/2009

Peixe rápido ao vinho branco.

Para inaugurar a nova fase resolvi fazer esse peixe na semana passada, mas não tirei foto (eu sei, eu sei... imperdoável para uma food blogger que se preze). Tirei a inspiração do site Panelinha, que recomendo pra quem não tem o costume de visitar. Nem que seja pra tirar umas idéias, às vezes; ou só pra olhar boas fotos... enfim. Vá lá ver a foto.

Na verdade, a receita está em um blog pertencente ao Panelinha, o blog "One is fun" com receitas fáceis, mas nem por isso menos interessantes, pra quem mora só. Vale a visita.

A receita:

Peixe branco ao vinho branco

Ingredientes

1 ou 2 filés de pescada branca ou de outro peixe branco que você preferir
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 dente de alho
¼ de cebola-roxa
½ xícara (chá) de vinho branco
½ xícara (chá) de água
folhas de manjericão

 

1. Passe os filés de peixe por água corrente e escorra bem. Numa tábua, coloque os filés e tempere com sal e pimenta-do-reino dos dois lados.

 
2. Descasque o dente de alho. Corte a cebola em quatro partes: somente uma será usada; o restante guarde em geladeira (embrulhado em papel-alumínio).

 
3. Numa frigideira, coloque o vinho, a água, o dente de alho inteiro, o pedaço de cebola, algumas folhas de manjericão e todos os ingredientes que você quiser usar, listados em opcionais. 

4. Leve a frigideira ao fogo médio e, quando ferver, abaixe o fogo. Junte os filés de peixe e deixe cozinhar por 8 minutos.

 
5. Retire os filés de peixe com uma escumadeira e coloque no prato de servir.

6. Aumente o fogo para alto e deixe o molho fervendo até reduzir a 1/3 do volume inicial. Se quiser engrossar o molho um pouquinho, acrescente 1 colher (sopa) de manteiga. Regue o molho sobre o peixe e coma imediatamente!

Minhas impressões:

Bom, como eu não estou acostumada a comer peixe assim só cozido, então eu acho a textura um pouco estranha (já tinha comido assim uma vez, e continuo achando estranho). É diferente da textura do filé frito ou grelhado, mas acho que vale a pena, já que é totalmente oil free. No mais, o vinho deixa o sabor do peixe muito suave e, misturado com o sal e o limão, o resultado ficou muito bom. 

Toque pessoal: temperei o peixe com um pouquinho de limão.

Vale a pena fazer de novo.

Um comentário:

Sara disse...

Os alimentos que são feitas com o fim de vinho por ser muito mais melhorar o gosto, espero tentar algum dia, mas por agora eu ordeno comida em Delivery Moema